Cuidados diários Pele Oleosa Encontro com Evelyn Regly - Yenzah e Drogaria Venancio TITULO DO POST Feira Beleza & Cia em Niterói - Vamos?!

Desvendando o Colágeno! - Será que funciona?!

Hoje, vou falar um pouco sobre uma proteína que é a queridinha de todos nós em algum momento da vida: O colágeno

Algumas pessoas já me conhecem, e sabem da minha formação (sou Biomédica, pós graduada em estética), e de vez em quando recebo pacientes que me perguntam muitas coisas, inclusive sobre o assunto!

O texto está um pouco mais longo do que queria, mas vale a leitura!

E sei muito bem que esse post vai dar o que falar rs.




Primeiro de tudo precisamos entender como a nossa pele funciona e quem é essa proteína, e porquê ela é tão especial assim!

Nossa pele funciona como uma barreira, e por isso ela deixa que apenas algumas moléculas e substâncias sejam absorvidas para o meio interno ou liberadas para o meio externo. Dessa maneira ela seleciona o que irá entrar em contato com o nosso corpo internamente! Uma delas é feita pelo tamanho das moléculas.

O colágeno é uma proteína responsável pela sustentação de tecidos, como a pele. Ela é produzida por células que estão presentes na nossa pele e conferem também elasticidade.

Proteínas são moléculas BEM grandes, que são compostas por pequenos aminoácidos. Vamos ser bem didáticos e pensar em uma pulseira de miçangas! Cada miçanga seria um aminoácido, e a pulseira inteira seria a proteína formada.

Então vamos lá, se nossa pele é altamente seletiva, e não deixa entrar grandes moléculas, então, utilizar cremes com colágeno não necessariamente quer dizer que você estará incorporando-o a sua pele!? 

Obviamente, o colágeno irá auxiliar na hidratação e nutrição, e SIM é bastante interessante utilizá-los, eu mesma utilizo e adoro. Mas, tenha em mente que nossa pele não irá se apropriar desse queridinho!

E as cápsulas de colágeno? Se eu fizer uso de alguma cápsula dessas o colágeno irá para a minha pele?!

Você já deve ter ouvido falar alguma vez na sua vida que quando comemos carne, o primeiro local que ela começa a ser digerida é no estômago, certo? Carne é basicamente constituída de proteínas, e olha ai, mais uma vez citamos proteínas, e o nosso querido colágeno é uma proteína. Portanto, ele será degradado juntamente com todas as outras proteínas que ingerimos e estará disponível em forma de aminoácidos (as miçangas da nossa pulseira)! Esses aminoácidos ficarão disponíveis para que nosso corpo utilize para formar QUALQUER proteína que estiver precisando, inclusive o colágeno. Então, novamente, não quer dizer que ingerir essas cápsulas você necessariamente estará repondo ou incorporando a pele, ficará a critério do seu corpo utilizar esse aminoácidos disponíveis como ele “bem entender”, inclusive formando novas fibras de colágeno!

Uma maneira de utilizá-lo que indico, além dos cremes que auxiliam na hidratação, seria o uso do Colágeno Hidrolisado. A ideia desse produto é fornecer ao corpo os aminoácidos necessários para formar de fato o colágeno em uma concentração maior. Dessa forma, os aminoácidos necessários já estarão disponíveis. Alguns estudos científicos realizados demonstram os efeitos benéficos e comprovados do uso de colágeno hidrolisado tanto na pele, como em tendões de pacientes com problemas de articulação.

Portanto, utilize SIM o colágeno, mas tenha em mente o que de fato acontecerá! E coma proteína, afinal, se ingerirmos a quantidade correta por dia, nosso corpo irá se encarregar de fazer o resto.

Que fique bem claro que não estou dizendo que o uso de colágeno não tem nenhum efeito na pele! Mas, vale a gente entender que as coisas não são tão simples assim!

E vocês, utilizam alguma dessas fontes?
Me contem aqui nos comentários suas dúvidas e experiência com uso de colágeno!

Beijos, e até a próxima!

3 comentários:

  1. Nossa um milhão de coisas que eu não sabia kkkk mas eu amo colágeno hidrolisado e To aqui torcendo para mais 30 chegaram com MUITO colágeno kkkk adorei! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Uma vez eu tive uma aula com um professor e ele falou sobre colágeno, ele era dermatologista e tal, e ele disse que era a pior besteira que as mulheres faziam, porque ingerir ele era degradado pelo estômago e passar ele na pele a quantidade não faria "nem cosquinha".

    http://portrasdorimel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei o post! Eu confesso que nunca tinha parado pra procurar nada a respeito, mas tomo pílula de colágeno por recomendação médica devido o meu problema no joelho. Fora isso não sabia mais nada a respeito! haha Amei aprender aqui!! Bjss

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir



Todos os direitos reservados. Copyright 2015 © - DESIGN E PROGRAMAÇÃO: VINICIUS RIBEIRO